E agora, home office? Como organizar minha rotina de trabalho para dar conta de tudo?

Por MeetaSolutions

Levanta a mão quem é do time que não gosta de trabalhar em casa? Ou então, quem, mesmo gostando da ideia, tem dificuldades de adaptar-se ao ritmo exigido pelo home office. Filhos, cachorro, gato, papagaio, tarefas domésticas, lidar com as distrações, entre outras situações que aos poucos surgem, dificultam a conciliação das tarefas e a concentração.  A pergunta mais comum é como organizar minha rotina de trabalho com tudo isso?

Existem diversas técnicas, mas a tecnologia também tem emergido como uma excelente aliada nisso. E é sobre isso que vamos falar.

Calma, o problema existe, mas ele não é somente seu

Sem dúvidas, nesse cenário (que muitas vezes fica caótico e difícil de administrar), encontrar a melhor forma de como organizar a rotina de trabalho é um desafio. Leva tempo para adaptação.

Primeiro, porque a probabilidade de dispersar-se é gigantesca e tem muitas pessoas que caem nessa armadilha muito rapidamente.

Segundo um estudo da Porch, um site que conecta donos de casa a profissionais de serviços domésticos, 76,1% dos funcionários remotos trabalham com a TV ligada. Além disso, 64,6% admitem fazer coisas como pagar contas ou fazer compras online e 27,6% se distraem com outras coisas como tomar banho, fazer tarefas de casa, fazer exercícios etc.

Essa dispersão acaba causando uma falsa sensação de cansaço. Às vezes, no final do dia você se sente exausto e, quando vai verificar e fazer as contas, trabalhou cerca de três, quatro horas apenas. Porém, a percepção é de que você esteve 12 horas ininterruptas à frente do computador.

E, para piorar quando você pára e faz aquele checklist de tarefas concluídas versus o que está em andamento, as marcações em vermelho são muito mais frequentes que as em verde.

Fora a frustração, tem ainda o risco de errar a dose e acabar ficando doente. O índice de crescimento de pessoas sofrendo da síndrome de burnout é assustador e os impactos na qualidade de vida e na saúde são negativos.

E é importante salientar que esse tipo de dificuldade não é exclusivo do home office. Mesmo quem está no escritório, 8 horas diárias, pode se sentir perdido na organização. E tudo bem também. O importante é tentar achar uma forma de corrigir a rota.

Encontrando na tecnologia uma solução para o desafio de como organizar a minha rotina no trabalho com sucesso

Nós imaginamos ter gestão e controle a respeito do que fazemos, o quanto entregamos e quanto tempo levamos para executar cada tarefa da nossa rotina de trabalho. Porém, chegamos a essa conclusão com base em que?

O achismo e o empirismo atrapalham muito a gestão do nosso tempo e produtividade. E vemos isso em diferentes áreas, níveis de escolaridade, cargos, responsabilidades, atribuições.

E como sempre dizemos por aqui: nada melhor do que dados para nos embasar. Nossos celulares até trazem estatísticas  a respeito do tempo que passamos em alguns aplicativos. Mas, nossos computadores (pelo menos os mais comuns e usados pela maioria dos pobres mortais) – não dispõem desses recursos.

E é aí é que entra a tecnologia e as plataformas de gestão de tempo e produtividade. Elas trazem dados extraídos da sua própria máquina de quanto tempo você ficou em cada uma das atividades e também quanto tempo desperdiçou com as distrações.

Desmistifique e, por favor, permita-se olhar o outro lado da moeda

É até aceitável que a primeira impressão que se tenha a respeito desse tipo de recurso é de certa forma negativa. Afinal, muitas vezes a decisão de se adotar um recurso como esse vem de cima para baixo.

Mas, como tudo é uma questão de perspectiva, quando você começa a usar essa ferramenta em resposta a sua pergunta “como organizar melhor a minha rotina de trabalho”, você começa a ver o copo meio cheio. E percebe os benefícios reais e como aquilo ajuda a equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional.

Dificilmente quando alguém olha para seus próprios dados e extrai essas informações de valor da plataforma não tem a confirmação de que precisa aprender a se organizar melhor, se distrair menos. Isso evita, por exemplo, que você esteja sobrecarregado em um dia e ocioso no outro.

Ou seja, automaticamente, você abandona aquela falsa crença de estar sendo monitorado.

A tecnologia de gestão de tempo e produtividade, com foco em equilíbrio, abre sim os horizontes. Ela ajuda a encontrar a sua melhor forma de como organizar a sua rotina de trabalho, dentro da sua realidade e com base no seu comportamento.

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